Thursday, April 12, 2012










O mais recente número da excelente Coleção D a que, em bem hora, o Jorge Silva decidiu dar vida acaba de sair e é dedicado ao Pedro Falcão. O texto de apresentação é meu e foi um imenso prazer associar-me ao trabalho de um dos designers portugueses que mais admiro.







  É apresentado amanhã o livro Desenho da Escrita em Portugal. Três movimentos da Letra da autoria de Jorge dos Reis. Segundo o autor, esta obra em três volumes pretende determinar as três áreas artísticas que fazem uso da letra: a caligrafia, a poesia tipográfica e as artes plásticas. Dentro de cada uma destas áreas seleccionam-se quatro autores que possam revelar as estratégias tipográficas e caligráficas aplicadas no processo de construção da obra e que permitam um entendimento do desenho da escrita em Portugal.








O magnífico trabalho de João Machado está agora disponível para ser consultado em iPad. Contextualizando as imagens de dezenas de cartazes, onde se destacam inúmeros trabalhos recentes de grande qualidade, há um esclarecedor texto de Frederico Duarte.




Depois de anos a vermos as belas sardinhas desenhadas pelo Silva!Designers, as Festas de Lisboa lançaram este ano um concurso para seleccionar a sardinha/imagem das Festas de Lisboa 2012. E não houve família em Portugal que não tivesse um familiar ou amigo a concorrer com a sua, no total foram 3.526 as propostas.
No final, os vencedores foram o colectivo Matilha três profissionais do grupo Brandia e independentemente do mérito da proposta teria sido preferível se do júri que a seleccionou não fizesse, igualmente, parte um representante da Brandia. Assim foi pena!








Publicado pela QuidNovi com coordenação de João Paulo Cotrim é amanhã apresentado o livro Jogo da Glória - O Século XX mal visto pelo desenho de humor. Sabendo do peso do desenho humorístico na nossa ilustração gráfica esta pode revelar-se uma muito interessante aproximação à história do design em Portugal, bem a propósito, Mário Moura publica neste livro um ensaio que nos apresenta o seu próprio olhar sobre o design português do último século.





Entre a lista de livros que aguardam uma boa oportunidade para serem comprados encontra-se este maravilhoso Graphic design: visual comparisions que sendo obra de 3 notáveis designers revela a marca de um dos meus preferidos, Alan Fletcher, o autor do conhecido logo do V&A. Enquanto aguardo a melhor oportunidade para adquirir o Visual Comparisions, comprei recentemente este bonito  The Jazz Scene (1961) com capa do mesmo Alan Fletcher .


PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com