Wednesday, May 16, 2007

MAIS ALGUMAS FABULOSAS CAPAS DE DISCOS

Em 1939 Alexander Steinweiss, então com 23 anos, dirigiu-se à Columbia Records uma das maiores editoras Norte-Americanas e com uma notável desenvoltura não só tornou claras as limitações gráficas dos discos como se propôs para trabalhar como designer da companhia. O que se seguiu é conhecido e marca indelevelmente a história do design gráfico.



Apresentam-se de seguida algumas capas de discos, a relação entra as obras seguintes e Steinweiss não é obvia mas não garanto que não exista relação alguma.



Esta é uma rara edição da Moondog de 1957. O design gráfico é de Reid Miles, a caligrafia é da mãe de Andy Warhol.



Eis um objecto de culto do movimento Beatnik. Trata-se da primeira de três gravações de Jack Kerouac que resultaram nas suas performances no Village Vanguard. Aqui surge acompanhado ao piano por Steve Allen. O disco é uma raridade, o dono da Dot Records, ao que se sabe, mandou-o retirar do mercado quando se apercebeu de quem era Kerouac e com medo de perder o seu público (aqueles que compravam os discos de Pat Boone ou Shirley Jones). O album foi produzido por Bob Thiele que, após este episódio, abandonou a Dot criando com Steve Allen a Hannover Records que viria a reeditar o disco de Kerouac em 1959.



A Pellegrini ocupa um lugar obscuro na história da indústria discográfica. Enquanto existiu procurou cumprir a sua missão (fosse ela qual fosse).



Ah! que saudades do tempo em que sabiamos quais os discos aprovados por BUZO!



No final dos anos 60, o aparecimento dos sintetizadores Moog transformou definitivamente a música electrónica. Esta é a capa de um disco de Marty Gold, "Moog Plays the Beatles" (1970), com fabulosas versões dos Beatles. A edição é da Arco Embassy e o design gráfico do atelier Mixed Media.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com