DEFINIÇÕES DO DESIGN INDUSTRIAL
1.
“Um designer industrial é um profissional que se caracteriza pela sua formação, conhecimentos técnicos e sensibilidade formal que o qualificam a decidir acerca dos materiais, dos aspectos estruturais, dos mecanismos, da forma e tratamento das superfícies dos produtos fabricados em série por meio de processos industriais. De acordo com as circunstâncias, o designer industrial ocupa-se de um ou de todos estes aspectos. Pode, também, ocupar-se com as questões ligadas ao packaging, à publicidade e ao marketing, no caso destas questões implicarem soluções que, para além, dos aspectos técnicos, requeiram a capacidade de lhes associar valores.” UNESCO / ICSID, Industrial design, an international survey (1967)
2.
“Por Design Industrial entendo um processo de formação estética que, em colaboração com a ciência, a tecnologia, a engenharia e outras disciplinas, intervêm na concepção e produção de produtos tendo em vista a optimização dos valores de uso de acordo com os valores culturais e com as condições de produção industrial existente.” M. Kelm, Produktgestaltung im sozialismus. Berlin (1971).
3.
“O Design é um processo intencional, virado para o futuro, de criar uma ordem com sentido”. Victor Papanek, Arquitectura e Design (1995).
4.
“O Design é a definição dos modos de relação entre o produto e o utilizador”. Michael Farr, Desing management.
5.
“O Design é um acto político, de cada vez que projectamos estamos a determinar a ordem social existente.” Stefano Marzano, Editorial da Revista Proyecto Diseño No1.
6.
“O Design é um acto antecipatório, promovido por um mediador (o designer) entre os produtos e o consumidor, sendo que os códigos formais e funcionais que o “revestem” o produto são definidos a priori e sugeridos (para não dizer impostos) ao usuário para que este os consuma” William Vasquez, Ensayo – factores humanos y diseño
7.
“O design é o processo de dar forma às mercadorias” Paolo Deganello
8.
”O Design industrial é uma actividade projectual que consiste em determinar as propriedades formais, as relações funcionais e estruturais dos objectos produzidos industrialmente”. Tomas Maldonado, Aktuelle Probleme der Produktgestaltung.
9.
“O design é o modo de regulação intencional dos processos creativos, técnicos e científicos, que determinam a produção dentro de um determinado contexto (social, cultural, económico, ambiental, político, legal, etc.) Diana Castelblanco, What is Design? (fórum).
10.
“O Design é um processo de adaptação da cultura material (produtos, bens, serviços) às necessidades físicas e psíquicas dos membros de uma sociedade.” Bernd löbach, Diseño Industrial
11.
“O design é a concepção de produtos determinados pelo seu contexto social de uso com o objectivo de satisfazer as necessidades identificadas nesse contexto.” S. Gregory, The design method
12.
“O Design industrial é uma actividade produtiva que visa a constituição de um ambiente material coerente capaz de satisfazer as necessidades materiais e espirituais do ser humano”. Tomas Maldonado, O design industrial
13.
“Os designers são profissionais que têm a responsabilidade de transmitir valores culturais através dos objectos produzidos, assim, o designer industrial não é um diletante mas antes o responsável pela dimensão cultural do mundo em que vivemos.” What is Design? (forum) 1999.
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