Friday, September 07, 2007

DELETED IMAGES/IMAGENS ELIMINADAS




Desfocadas, tremidas ou disparadas acidentalmente, uma série de imagens são permanentemente apagadas viajando para essa espécie de "ciber-vala comum" que é a caixa de Trash dos computadores. A "vida" das imagens não depende, apenas, da sua produção mas, fundamentalmente, da sua recepcção, do modo como as imagens são "vivenciadas" no campo da nossa vida individual ou colectiva.





A atenção às imagens "perdidas" - muitas vezes paralela à reflexão sobre a "perdição" das e nas imagens - está longe de ser uma descoberta dos nossos dias, porém, há na contemporaneidade uma crescente preocupação em pensar a imagem falhada, bastarda, acidental e o modo como as novas tecnologias possibilitam a produção de novas possibilidades de "acidentes" e de "selecções" entre a imagem "correcta" e a imagem "falhada".

No 4o Capítulo de "Each Wild Idea", intitulado "Taking and Making", Geoffrey Batchen trabalha os processos de produção e de recepcção que definem sobre o "acerto" e a "falha" das imagens, tema igualmente trabalhado no Capítulo sobre a "fotografia vernacular", a questão aí colocada é a seguinte: "How can photography be restored to its own history?". As imagens de DELETED IMAGES são imagens resgatadas ao seu curso, recuperadas para uma nova vida e integradas num contexto no qual a "falha" - essa mesma falha que as condenou à morte - se torna o elemento distintivo que as valoriza e, assim, as reabilita para a vida.

DELETED IMAGES. THE JUNKYARD OF ART é um arquivo que recupera inúmeras dessas imagens condenadas a desaparecer e glorificando o erro, valorizando o acidente, re-apresenta-as como exemplos de "junkard of art". Contemporâneo? Sem dúvida, ainda que com tiques pós-modernos como essa vontade de impor um estílo (junkyard of art) revela.



2 comments:

Menina Limão said...

há um problema qualquer com as imagens. gostava de vê-las...

REACTOR said...

É nestas alturas que penso deixar o Blogger e levar o Reactor para outro espaço. Mas penso que o problema está resolvido...

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com