Monday, August 06, 2007



Desenvolvido para a XIV Bienal de Cerveira, MEDIAÇÕES – UM PROJECTO ESAD é um projecto de instalação no domínio das Artes Digitais que irá ocupar cerca de 400 m2 da ÁREA PANORAMICA de Tui.

Local Área Panoramica de Tui
Calendário 18 Agosto a 29 Setembro 2007
Inauguração 17 Agosto 2007, 10h00

MEDIAÇÕES parte de uma releitura do célebre princípio de Marshall Mcluhan - The medium is the message - enquanto princípio questionador das propostas individuais – nomeadamente as propostas dos designers e dos artistas – colectivas – nomeadamente as propostas veiculadas por uma escola de artes e design – e dos novos meios e suportes – do telemóvel à Internet - o que representa, no fundo, um modo particular de questionar a contemporaneidade e o nosso envolvimento nela.

A participação da ESAD na Bienal de Cerveira de 2007 coincide com conclusão da licenciatura dos primeiros alunos da Escola formados em Artes Digitais e Multimédia. Este facto, aliado à actualidade das propostas criativas ligadas ao campo digital, orientou a participação da ESAD na Bienal de Cerveira de 2007 no sentido de privilegiar conceitos, técnicas e suportes ligados às artes digitais e ao multimédia. Com base na exploração dos recursos digitais apresentam-se seis projectos – ESAD LAB; Visões; Hacked Life; Mensagens; Personal Views e Interferências - que sob diferentes perspectivas interrogam a actual criação artística e projectual e as relações que a partir dela se estabelecem com o real individual e colectivo. Neste questionar um elemento é, permanentemente, requisitado: o espectador. É ao visitante, tornado agente participativo, que cabe agora o estatuto de último e determinante mediador.

Comissário José Bártolo
Coordenação Técnica Israel Pimenta
Design da Exposição Ana Medeiros
Projecto Gráfico Sérgio Correia

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com