Saturday, October 24, 2009





A semana trouxe-nos uma nova Ministra da Cultura. Dela se pode dizer que sabe de música, o que talvez seja mais do que poderíamos dizer dos seus últimos antecessores. Tivemos também polémica sobre o último livro de Saramago. Ainda pensei que a polémica tivesse a ver com a péssima capa do livro mas logo percebi que a razão era bem mais tonta. Mas nem tudo é mau, como o provam Recolhendo Os Ossos de Daniel Barroca ou Get Color dos Health. E claro, há sempre outros destaques a fazer mesmo que seja em Fast Forward.




1


Eatock

O Designers Review of Books analisou o recente Imprint, que reúne trabalhos desenvolvidos entre 1975 e 2007 do especial Daniel Eatock.




2


Palavras

Ouvir os designers descreverem o seu trabalho, permitindo-nos o trabalho criativo de mentalmente os visualizar, é uma experiência enriquecedora. Nada melhor do que experimentar através da audição de um dos inúmeros registos da Typeradio.



3


Pictogramas

Já é conhecida a nova família de pictogramas desenhada para os Jogos Olímpicos de 2012 pelo estúdio SomeOne.




4


Agnés

A semana que passou foi indelevelmente marcada pela presença de Agnés Varda. Esteve na Festa do Cinema Francês; lançou na FNAC do Chiado o DVD com os excelentes Duas Horas na Vida de uma Mulher e Sem Eira nem Beira; esteve na inauguração do ciclo que a Cinemateca lhe consagra; e finalmente viajou para o Porto onde, no dia 22, inauguraram duas belíssimas vídeo-instalaçãoes na Capela da Casa de Serralves. Para ver e complementar com a leitura da entrevista dada ao Believer.





5


Irão

Cartazes sobre a situação política no Irão para ver no Social Design Zine.





6


Cidade Imaterial

Reflexões sobre a soft city contemporânea em mais um óptimo post de Dan Hill.





7


Coisas Espertas

O nome promete uma lista de coisas espertas: The Smart List: 12 Shocking Ideas That Could Change the World.




8


Dugald Stermer

Se actualmente associamos o nome de Dugald Sterner ao o criador de magnificas ilustrações realistas convém recordar o seu passado ilustre indissociável da revista Ramparts que dirigiu entre 1964 e 1970. Para conferir numa recente entrevista.





9


Andrew Horton

Quando vou ao meu Facebook por vezes penso que me enganei e que estou no Youtube; outras vezes que estou no Flickr. O que não é necessariamente mau como se comprova pelo excelente arquivo de capas da Business Week desenhadas por Andrew Horton disponíveis no Facebook.





10


Terry James

O "detective" Montag não descansou enquanto não descobriu quem foi Terry James e pelo meio revelou-nos algumas das mais espantosas capas de ficção cientifica dos anos 60 e 70.





Obama Music


Revistas

Voltando às capas de revistas (e lobby Obama à parte), a American Society of Magazine Editors anunciou as 2009 Best Magazine Cover.






12


Paz

Falando em Obama, A Universidad de San Ignacio de Loyola do Perú lançou um concurso de cartazes dedicado ao tema Paz en un lugar multicultural os resultados (com destaque para os posters iranianos) são interessantes.






13


Lixo

Falando em guerra, O balde do lixo, o original (da Vipp) faz anos e presta-se a ser redesenhado como o provam John Baldessari, David Starck, Shelly Sabel entre outros.





14


Chaumont em São Paulo

Mudando de assunto, com o o sugestivo título O Espéctaculo está na Rua, 72 cartazes provenientes de Chaumont estão em exposição no Instituto Tomie Ohtake. Como se não lhes bastasse estarem quase no Verão para nos fazer roer de inveja...





15



Nº 70

Vem ai o nº 70 da Emigre, trata-se de um look back issue editado por Rudy Vanderlans.





16


Aniversário #1

Ao que parece a GQ italiana faz dez anos. Nada que chegue para merecer os nossos parabéns. Em todo o caso, lembraram-se de convidar 10 designers para criar 10 capas para o número de aniversário. Os nomes são de topo (Marian Bantjes, Neville Brody, Milton Glaser, Chip Kidd ou Experimental Jetset). O resultado bem interessante.






17


Aniversário #2

Mais velhinha (e por isso mais sábia) a W139 comemora 30 anos com uma exposição que reúne cartazes dos inúmeros designers que nas últimas décadas colaboraram com a galeria de Amesterdão: Bart de Baets, Coen Mulder, Esther Krop, Job Wouters ou Experimental Jetset.





18


Manifestos

Chama-se Conditional Design Manifesto é um dos mais recentes Manifestos de Design tornado público. Eventualmente dele se falará em Tomadas de Posição: Manifestos e Design, conferência de José Bártolo (desculpem o uso da 3ª pessoa) com intervenção de Mário Moura na próxima quarta-feira, dia 28, pelas 17 horas no Auditório da ESAD.

1 comment:

bsayo said...

De Novembro ou de Outubro? :/
Oh, que pena, só vi ag...
Vê se para a próxima avisas ;)**

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com