Sunday, October 26, 2008



Jorge Frascara propõe no seu artigo “A History of Design, A History of Concerns” uma interessante classificação de quatro tipos de design. A taxinomia proposta por Frascara começa por me interessar na medida em que procura pensar a qualidade do projecto de design a partir da relevância do seu impacto social, retomando assim a originária definição do design como acção socialmente eficaz.

Os quatro “tipos” considerados por Frascara são os seguintes:

1. Design que auxilia a vida (design to support life): opera directamente e promove condições de suporte determinantes para a nossa vida.
2. Design que facilita a vida (design to facilitate life): design que torna mais fáceis, rápidas ou eficientes determinadas operações.
3. Design que incrementa a vida (design to improve life): design que gera mais valias culturais, ecológicas, sociais, psicológicas, entre outras.
4. Design inconsequente (inconsequential design).

Em bom rigor não deveríamos falar em “design inconsequente” pois o design terá sempre, em maior ou menor escala, de forma directa ou indirecta, consequência social. Preferiria falar em design incompetente, expressão que torna muito mais claro o facto de competir ao design gerar (ou, ainda, mediar, promover, idealizar…) mais valias sociais embora uma boa maioria dos projectos se revele, perante esse desiderato, incompetente.

2 comments:

Pedro said...

Quanto à questão da competência estou totalmente de acordo, apenas não fica clara a distinção entre briefing incompetente e solução incompetente, já que existem soluções competentes para briefings incompetentes, soluções incompetentes para briefings competentes e incompetência generalizada em todo o processo!

Depois convém ressalvar que há projectos que, por muito bem resolvidos que estejam, serão sempre considerados incompetentes por o resultado ser à primeira vista inconsequente, embora estou de acordo que, do ponto de vista cultural, um projecto nunca o é, sendo na pior das hipóteses - quando existe incompetência no processo - negativamente consequente.

Um resto de bom dia!

Tarcízio Silva said...

Mais um blog legal pro meu blogroll!
Visite também o Imagem, Papel e Fúria
www.imagem-papel-e-furia.blogspot.com

abs,

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com