Monday, July 23, 2012

Museu Virtual do Design Português




Uma das consequências positivas do crescimento do contexto académico de design, nomeadamente o grande aumento do número de alunos de mestrado e doutoramento ao longo da última década, foi o aparecimento de trabalhos sobre história do design em Portugal.

Algumas teses resultaram já em publicações, como o recente Design Gráfico em Portugal de Margarida Fragoso; inúmeras outras podem ser consultadas on-line, mostrando uma particular atenção aos estudos monográficos (Sebastião Rodrigues, António Garcia, Maria Keil, Fred Kradolfer...).

Continuando a faltar um trabalho de outro fôlego, capaz de apresentar de forma mais sistematizada a história do design português (que Maria Helena Souto começou a contar mas detendo-se, para já, no início do século XX), ainda assim com muita regularidade surgem trabalhos e projectos interessantes.

O Museu Virtual do Design Português é um desses projectos interessantes. Desenvolvido no contexto do curso de design da Universidade de Aveiro e aproveitando o trabalho de pesquisa dos alunos da unidade curricular de história do design português, apresenta-nos um arquivo em permanente actualização. Se consultado hoje, várias são as ausências que se fazem notar (faltam lá TOM, Manuel Rodrigues, Câmara Leme e muitos outros), diversos são os designers referenciados mas sobre os quais falta enquadramento (veja-se o exemplo de Victor Palla) mas estas lacunas, sobretudo num projecto em progresso, nada anulam ao mérito da iniciativa.

Da minha parte, espero que este Museu Virtual possa continuar a crescer: em obras, em informação e em público.

3 comments:

ggomes said...

Boa tarde,

Enquanto um dos responsáveis pela iniciativa queria, antes de mais, agradecer a atenção e os elogios que teceram sobre o projecto.
Efectivamente o tema do Museu do Design (virtual ou não) Português tem sido muito acarinhado na Universidade de Aveiro tendo sido regularmente revisitado e inclusive fruto de alguma produção científica reconhecida nacional e internacionalmente.
A plataforma em causa é o resultado das recolhas "avulsas" que vão sendo desenvolvidas pelos alunos da licenciatura em design, na unidade curricular de "história do design português", e o trabalho de três alunos da licenciatura em novas tecnologias na unidade curricular de Projecto/3º ano.
Infelizmente por questões lectivas (com o fim do semestre e a respectiva entrega dos projectos) os alunos tiveram que avançar com a disponibilização on-line desta primeira versão que, embora inteiramente funcional (a nível técnico) contém muita informação incorrecta e, como foi referido, não inclui algumas das maiores referências do design português.
Toda a informação disponibilizada até agora pretendeu apenas testar a plataforma e será sujeita a revisão profunda. Da mesma forma, temos igualmente muitos dados a serem tratados que ainda não foram disponibilizados e colmatarão muitas das ausências notadas.
Embora muitos satisfeitos com este primeiro passo acreditamos que este projecto possa tomar uma dimensão e relevância coerente com a nossa história ... e estamos a trabalhar para isso.

Mais uma vez obrigado.
Gonçalo Gomes

Unknown said...

Olá, boa tarde você tem um blog muito fixe !

Eu também tenho um blog e gostava de ter uma parceria consigo ! Se estiver interessado contacte-me - t.cnologia.n.ovidades@gmail.com

O endereço do meu blog é o seguinte : http://tecnologia---novidades.blogspot.pt/

Unknown said...

Olá, boa tarde você tem um blog muito fixe !

Eu também tenho um blog e gostava de ter uma parceria consigo ! Se estiver interessado contacte-me - t.cnologia.n.ovidades@gmail.com

O endereço do meu blog é o seguinte : http://tecnologia---novidades.blogspot.pt/

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com