Tuesday, December 11, 2007



Com o ano de 2007 a aproximar-se do fim, é interessante olharmos para o "mapa de estradas" da Web e identificar os seus trânsitos.
Este excelente Web Trend Map (clicar na imagem para visualizar melhor) desenhado pelos iA é um mapa que, digamos assim, contém em si diversos mapas. De facto, ele permite uma análise da actual economia digital (rapidamente se identifica a importância dos gigantes Google ou Baidu), da internet como espaço de socialização e universo lúdico (msn, YouTube), passando pela crescente importância das comunidades on-line (Second Life, Meebo).
Mas para o que aqui nos interessa, este actual "mapa de estradas" da Web, mostra também a importância central do design e a crescente relevância dos blogs na definição contemporânea da disciplina. Aiga, Design Observer, Boxes&Arrows ou A List Apart surgem como paragens obrigatórias. Tenhamos ou não disso nos dado conta, estamos envolvidos na construção de um novo campo de intervenção do design. Para o bem e para o mal. Creio, contudo, que mais para o bem do que para o mal.

1 comment:

Grilo Falante said...

Sem dúvida um conceito interessante.

Ainda assim denota-se o “ponto de vista” do designer que, obviamente, coloca as paragens e estações que conhece ou reconhece.

Faltam, quanto a mim, os outros “pontos de vista”. Esse é o principal cuidado que os designers que trabalham no “mapping” deverão ter. O transformar toda a informação disponível em algo inteligível e necessário ao maior número de utilizadores.

E, sinceramente, não creio que o site da ONU tenha um número de visitas inferior ao site do Jeff Jarvis e do seu www.buzzmachine.com. Isto já para não falar dos sites relacionados com o sexo.

Logo, faltam aqui algumas paragens importantes (e conexões) na linha Negra (Main Sites).

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com