Sunday, April 20, 2008
Há duas fotografias de Igor Stravinsky de que gosto particularmente. Uma delas é uma fotografia tardia, outonal, em que a câmara paralisa, de costas, uma lenta caminhada de Stravinsky em direcção ao comboio; a outra é este retrato, muito gráfico, em que Stravinsky parece apoiar-se a um piano-escultura que, ao olhar de um tipógrafo, parece desenhar uma letra.
Stravinsky nasceu em 1882 em Oranienbaum, na mesma cidade e no mesmo ano do arquitecto e, sobretudo, designer gráfico de nome Igor Kirilenko, que não este, de quem foi amigo. Foi através de Kirilenko que Stravinsky chegou a conhecer Max Burchartz e um dos seus alunos, vinte anos mais novo, Anton Stankowski.
Consta que Burchartz aprendera a gostar da música de Stravinsky através de Nelly van Moorsel, a terceira mulher de Theo van Doesburg, de quem havia sido amante.
Nesta fotografia, datada de 1922, vemos Antony Kok, Nelly van Moorsel e Theo van Doesburg, na praia.
Se o nome de Doesburg é caro a um designer, o de Kok não dirá grande coisa. Antony Kok foi durante anos chefe dos caminhos de ferro em Tilburg e o grande amigo, e em momentos de crise financiador, de Van Doesburg.
A história, provavelmente romanceada, conta que a amizade entre os dois começara quando Doesburg se encantou pela música de piano, seria Stravinsky, que saía de uma janela aberta da casa de Kok. Certo é, que Doesburg chegou a declarar que aquele chefe dos caminhos de ferro fora uma figura essencial na existência do De Stijl.
No final dos anos 30, pouco antes de partir para os Estados Unidos da América, o que acontecerá em 1940, Stravinsky sofre a morte da sua mãe, da sua mulher e de duas filhas, cujos últimos anos de vida, são passados num sanatório na Suiça.
Esta é a deixa para falarmos de design gráfico suíço no próximo BOXING*.
*BOXING é um projecto de folia gráfica sobre narrativa histórica romanceada da autoria de José Bártolo e Margarida Rosa Lima.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
ARQUIVO
-
▼
2008
(125)
-
▼
April
(12)
- IMPRESSÕES FORTESO burocrático dever de informar*F...
- A mais recente Brief Message é da autoria de Paul ...
- SUPERFÍCIES E PROFUNDIDADES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ...
- Há duas fotografias de Igor Stravinsky de que gost...
- Se a ética da acção era inseparável da "história" ...
- Ontem, ao fim da manhã, encontrei Jessica Helfand ...
- Eis os destaques em fast forward desta semana:Uma ...
- REINVENTAR A CALIGRAFIA: O NOVO DESIGN GRÁFICO IRA...
- ABCAno X, N. 486, 7 de Novembro de 1929Design Gráf...
- O vídeo que documenta a reportagem feita pela TVE ...
- SOMETIMES I WONDERPor John GetzO mundo é um palco,...
- DARIO ALVES, DESIGNERNum texto recente onde analis...
-
▼
April
(12)
PERFIL
- REACTOR
- REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com
No comments:
Post a Comment