Tuesday, July 08, 2008



Workshop DESIGN EM COMUNIDADE
PIÓDÃO, 22-24 de Julho

As transformações que as sociedades contemporâneas têm vindo a sofrer, colocam novas exigências à actividade projectual, solicitando à arte e ao design, novas competências e novas abordagens sociais.

A constatação de que o designer deve trabalhar com a comunidade, explorando diálogos e partilhando conhecimentos, tende actualmente a substituir a ideia tradicional segundo a qual o designer trabalhava para a comunidade (ou numa perspectiva mais redutora para um cliente) sendo mais um fornecedor de conteúdos e menos um modificador do contexto.

Falar de Design em Comunidade, pressupõe um entendimento do design como acção projectual socialmente orientada na qual se procura criar um diálogo eficaz entre as experiências locais e os processo globais. A metodologia para este diálogo resulta da partilha de ideias e valores específicos que existem no contexto de uma comunidade e de modelos e valores, tendencialmente mais globais, que o designer deve possuir e aplicar.

O curso Design em Comunidade, é um workshop de três dias na aldeia história do Piódão, situada entre a Serra de Arganil e a Serra da Estrela, ao longo do qual serão desenvolvidas competências associadas ao trabalho de campo em design (de diálogo e registo), metodologias projectuais, ferramentas de registo e edição multimédia e aspectos teóricos de design social, culminando com uma exposição/instalação que documentará todo o processo de trabalho.

Para mais informações sobre o workshop ver aqui.

2 comments:

Anonymous said...

boas
para qd a exposição?
um abraço

Unknown said...

A exposição está prevista para Outubro.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com