Tuesday, May 26, 2009

PKNP02



A segunda Pecha Kucha Night no Porto acontece na próxima quinta-feira no Bairro da Bouça, mais conhecido por bairro do Siza, na Lapa, um dos vários projectos de habitação social que resultaram das operações SAAL.

A coincidência não podia ser mais oportuna. Ainda antes de saber o local do evento, tinha decidido apresentar na PKNP2, uma reflexão sobre as possibilidades e responsabilidades que se colocam ao design enquanto mediador social à luz da nossa condição contemporânea. Um eventual índice da apresentação passaria, necessariamente, por uma descrição do actual campo expandido do design (para usar a expressão de Rosalind Krauss); pela análise das novas (?) práticas projectuais ligadas a um investimento processual mobilizador de estratégias de co-design e auto-gestão; pela reflexão sobre a dimensão política das práticas participativas da arte e do design contemporâneo; pela defesa da necessidade de uma “crítica contemporânea” capaz de orientar uma prática socialmente eficaz, demarcando-a de toda uma série de projectos em que a valorização da participação, qual tique de época, tende a ser auto-referencial e, por isso, inconsequente.

Numa apresentação que convida a falar sobre identidade, autoria, individualidade, desejava ser capaz de o fazer apresentando-me através do meu envolvimento em projectos de identidade alterada, de autoria colectiva, de individualidade partilhada.

Também por isso deixo neste “post” as ideias gerais (serão sempre, inevitavelmente, ideias gerais mesmo que em busca do seu alvo) da minha intervenção para que elas possam ser comentadas, contaminadas, discutidas; para que o escritor seja um catalisador de um processo onde as posições “escritor” e “leitor”, pela sua reversibilidade, convidam, elas próprias, a um exercício, senão de autoria colectiva, pelo menos de diálogo.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com