Thursday, June 28, 2007

O UNIVERSO CORBIJN



"Além do hype palpável e aclamação da crítica e que, apesar dos rumores e contra-rumores de sua separação, os três membros restantes do New Order viajaram à Cannes para apoiar o filme. De acordo com Corbjin, 'Os membros do New Order dificilmente concordam com alguma coisa, mas todos concordaram que amam o filme.'" - Charlotte Higgins, The Guardian

Estreou em Cannes o biopic sobre Ian Curtis e os Joy Division "Control". O filme marca a estreia na realização de longas metragens (Corbijn realizara já uma interessante curta metragem "Some YoYo Stuff" em 1993) do fotógrafo, designer gráfico e videasta holandês Anton Corbin. Corbijn é, na minha opinião, um criador com alguns desequílibrios que se tornam mais evidentes quanto maiores são os meios à sua disposição. Não me fascinam os seus vídeos mais conhecidos para os Depeche Mode, Coldplay ou U2, da mesma forma que não me fascina particularmente o seu trabalho de designer gráfico mesmo na sua melhor (alguns números da revista Word) ou mais comercial (o Achtung Baby dos U2 de 1991) forma.




Há, no entanto, sobretudo dos primeiros trabalhos de Corbijn, uma interessante capacidade de criar narrativas a partir da intensidade dos ambientes que me agrada bastante. Um dos melhores exemplos (e por isso um dos seus trabalhos de que mais gosto) é o video de 1988 "Headhunter" dos FRONT 242.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com