Saturday, June 02, 2007


UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA (VISTA DA INTERNET)

O projecto de Hanne Mugaas e Cory Arcangel ART SINCE 1960 (ACCORDING TO THE INTERNET), uma espécie de história da arte a partir dos vídeos disponíveis no YOUTUBE, possibilita uma interessante reflexão sobre as possibilidades da Internet enquanto espaço de arquivo e difusão informativa. Se o “arquivo” (conceito decisivo para se compreender o projecto de ordenação e controlo associado à modernidade) contemporâneo é, como anotava Lyotard, um “arquivo audiovisual” ele representa bem as possibilidades de “gestão” e “simulação” informativa a partir das quais o “saber de que dispomos” é controlado.

A história da arte que é “uploaded” para a Internet é, seguramente, uma entra várias, possíveis histórias da arte. Se é certo que qualquer “história” resulta de uma construção historiográfica que “produz” os factos históricos, se é certo que toda a historiografia “conta a história” a partir de uma determinada perspectiva, se é igualmente certo que a história é sempre uma “tradução” (e nesta medida uma “traição”) de um complexo processo que se vê assim “simplificado”, não deixa de ser verdade que a história da arte na internet oferece-nos, quase sempre, informação imprecisa, errónea, mal contextualizada (por vezes mesmo descontextualizada) e superficialmente interpretada.

Ao contrário das histórias de arte escritas por um autor (ou autores) competente, os conteúdos da internet baseiam-se, a maior parte das vezes, em conteúdos “user generated” como é o caso da Wikipedia.
Se a ideia de uma “diluição” do estatuto do autor e do leitor é sedutora, se é inegável que a Internet é o único espaço onde a responsabilidade de identificar e corrigir falhas é de da responsabilidade do “leitor” que desse modo se torna autor (ou parte de uma autoria colectiva) para “acrescentar” conhecimento, a verdade é que esta construção está ainda longe de ser eficaz do ponto de vista científico.





No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com