Friday, October 05, 2007

BREVES


O Design Observer acaba de destacar os videos dos Personal Views, comissariados por Andrew Howard, que se encontram disponíveis no site da ESAD. Destaque muito justo para aquele que é, por esta altura, o mais importante ciclo de conferências internacional sobre design gráfico. A nova temporada aproxima-se e Matosinhos volta a ser local de visita obrigatória.

As mudanças na Vogue americana são já notórias. Já se sabia da saída de Anna Wintour e da entrada de Scott King. A marca de King já é evidente (uma Vogue tipográfica!) e surpreendente (uma Vogue gratuíta!!).



"What Can Design Do? How can branding help (or hinder) climate change?" é o tema de uma óptima reflexão de Michael Johnson.



Do próprio Michael Johnson mas também de Adrian Shaughnessy e tantos outros estão disponíveis aquiem podcast reflexões, statements e entrevistas imperdíveis.

A Campanha "Real Beauty" continua interessante. Veja-se o novo "Onslaught":



Na blogosfera várias entrevistas relevantes, com destaque para a entrevista com o extraordinário arquitecto Lebbeus Woods no BLDGBLOG



e com Donald Kuspit, o autor de "The End of Art".



Estão on-line vários textos que merecem leitura atenta, dois destaques: o último de Pedro Marques no Montag (onde quase todos os textos são essenciais) e para a crítica de Lígia Afonso à exposição "Transitioners" da Société Réaliste publicada na Arte Capital.

Vão ter o comentário que merecem aqui no Reactor, mas por agora o destaque para as incontornáveis "visões" do design editadas no Stock Exchange of Visions.

Há muita coisa a acontecer ou em vias de acontecer, enquanto não arranca o projecto (colectivo) de um blog que, de uma forma atenta e crítica, faça o "cartaz" de acontecimentos "crossover" embora com uma particular focagem no design e na arte contemporânea (projecto-iniciativa do Reactor e que se anúncia para breve), aqui ficam alguns destaques:

Hoje, a Rua Cândido dos Reis é palco do festival de Rua "se esta rua fosse minha..."



Anunciado para o final do mês está "In Rainbows" o último Radiohead, o design gráfico é do colaborador de longa data Stanley Donwood.



Foi publicado e merece leitura, o Manifesto Lumiere uma espécie de Dogma 95 para videoblogging.

Se fosse necessário um pretexto para ir a Paris aqui está ele, uma instalação no Pompidou que remonta a correspondência de cartas filmadas trocadas entre Kiarostami e Erice.



A exposição de The Atlas Group que Miguel Wandschneider trouxe à Culturgest é uma das reflexões mais extraordinárias já apresentadas em Portugal sobre o poder da "montagem" enquanto fronteira trabalhada artisticamente entre o "olhar individual" e o "olhar político".



Um rápido destaque para a presença das islandesas Amiina no Santiago Alquimista,



Para o suiço Sasha "Kalabrese" Winkler no Imago,




Para a estreia de Planeta "Rodriguez" Terror,




Para a edição em DVD, graças à Midas, dos filmes de Hal Hartley,




Último destaque para o primeiro aniversário do Reactor que amanhã se comemora. A festa é (relativamente) privada mas tendo sido muitos os convidados (vamos esperar pelo Paul Auster e tantos outros improváveis) há sempre espaço para mais um. Para encontrar a festa é só seguir o labirinto :)

1 comment:

ruben carvalho said...

sem querer desvalorizar toda a informação deste post, queria so mesmo referir a sublime qualidade do album "in rainbows".

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com