Friday, December 07, 2007



Encontrei no Strange Maps este notável Mapa Mundo – a representação cartográfica do mundo sempre foi, como se sabe, perspectival e parcial – que representa os sistemas e as lógicas de circulação à escala global.

A geografia é, assim, redefinida a partir de proximidades e distâncias ditadas pelos trânsitos entre lugares, dando-nos uma representação da actual espacialidade social do mundo em que vivemos.

Como exercício de design o mapa é muito interessante. Segundo Edward Soja, “todo o design é, de uma maneira ou de outra, um arranjo de coisas no espaço físico”, configuração de informação numa “linguagem comum do espaço”. Ao representar uma topografia de circulações, de pessoas e tudo aquilo que elas transportam – bens e ideias – o Mapa oferece-nos uma representação cultural do mundo muitíssimo interessante.

De acordo com o Mapa, é maior a proximidade entre Lisboa e Sevilha (ou mesmo entre Lisboa e Tunis) do que entre Lisboa e Porto (mais próximo de Bilbau do que de qualquer outra grande cidade europeia). Interessante é também notar que Lisboa é a cidade europeia mais próxima da América do Sul enquanto o Porto é a cidade europeia mais próxima dos Estados Unidos (surpreendentemente via Miami).

À medida que reflectimos sobre esta ordem mundial representada por este mapa de trânsitos, damo-nos conta da sua notável precisão. Dois exemplos: o modo como a China se assume como uma plataforma para a qual confluem praticamente todas as rotas ou a maior proximidade da Austrália ao Reino Unido do que aos países supostamente “vizinhos”.

A “lição” que esta Mapa – muito actual – nos dá é a de que a geografia se reconstrói dinamicamente, subordinada a políticas de proximidade que, mais do que serem territoriais, são-no cultural, política e economicamente. Acrescente-se, finalmente, uma outra ilação a de que a compreensão do mundo e da nossa posição relativa dentro dele está cada vez mais dependente da forma como o design, representando-o, no-lo dá a conhecer.

1 comment:

Humboldt said...

O Mapa possibilita, de facto, uma série de leituras curiosas. A começar por Portugal se reduzir a Lisboa e Porto, cidades que como se vê não estão tão próximas quanto isso.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com