Monday, January 28, 2008

PUBLICIDADE ENGANOSA EM QUATRO LIÇÕES


LIÇÃO 1



Se as minhas suspeitas se confirmarem (diligências estão a ser feitas nesse sentido) e a criança da campanha for, de facto, George Bush (pai) então os malefícios da ingestão precoce de generosas quantidades de Coca-Cola são demasiado evidentes. Promotes active lifstyle? Sem dúvida mas com esse, ligeiro, inconveniente de deixar uma criança de três anos com uma vontade indómita de conquistar o Iraque. Boots personality? Bom, penso que estamos conversados. Que os açucares da Coca-Cola são essenciais para o organismo, eu não discuto, mas antes dos seis anos fiquemo-nos pela Cérelac.

LIÇÃO 2



Esta campanha da Kenwood é um exemplo clássico de publicidade enganosa. Qualquer análise semiótica de polichinelo mostrar-nos-ia como os diversos elementos indexicais, simbólicos e icónicos – dos sugestivos ovos ao copo com sumo/sangue – nos revelam que o “Chef” não faz tudo, alias Freud explica como o trem de cozinha Kenwood esconde a impotência do “Chef”, essa mesma potente máquina Kenwood que o “Chef” assumidamente oferece à sua mulher: “I’m giving my wife a Kenwood Chef”. Que a máquina Kenwood assuma a identidade do “Chef” é apenas parte do processo fetichista de transferência que domina toda a relação.
Em suma, o que à primeira vista poderia parecer uma campanha machista é afinal um claro e veemente exercício feminista.

LIÇÃO 3



Eis um bom exemplo da ideologia típica das campanha dos 50’s. O “American dream” esconde afinal uma realidade bem menos perfeita e idílica. Havia “doping” no mundo das “donas de casa”. Kellog’s de milho transgénico, seguramente. Mas convenhamos, de que outra forma seria possível conciliar a esfregona e o mais feliz dos sorrisos senão à custa de (vamos chamar-lhe assim e sublinhar a importância das aspas) “vitaminas”?

LIÇÃO 4



Vamos ser justos: se não fosse a Asbestos podia ter-se dado uma tragédia.

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REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com