Tuesday, January 29, 2008
1.
Segundo avançou a Rádio Renascença (e o Público noticía) citando fonte governamental, o primeiro-ministro, José Sócrates, já tem em curso a remodelação do Governo, estando de saida, entre outros, a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima. São, até prova em contrário, boas notícias para a Cultura.
Sobre cultura política é o texto ontem publicado por Marco Aurélio Nogueira, no excelente La Insignia, intitulado "O poder da cidade". A descrição de Marco Nogueira tem, como pano de fundo, a política no estado de São Paulo mas o texto tende a ter uma precisão totalmente universal: “O poder político costuma ser visto como dotado de valor em si, isto é, como uma posição a partir da qual seu ocupante pode tudo, ou quase. Na tradução nacional, isto também significa, muitas vezes, estar acima da lei e ser indiferente às expectativas sociais. Ou seja, um político é tratado, em geral, como alguém que trabalha intensamente por seus próprios interesses, quando muito os misturando com os interesses de alguns grupos, partidos ou regiões. Dificilmente se imagina que um político possa ser um recurso social fundamental, um articulador da sociedade, um personagem sem o qual a força se converte na principal ferramenta de resolução de conflitos e problemas.”
2.
IDIOMAS, a muito interessante exposição em progresso, desenvolvida em torno das formas de comunicação gráfica contemporâneas, que Andrew Howard comissaria para o SILO (espaço cultural do Nortshooping) continua com a inauguração de "Floresta Gráfica", a quinta exposição da série, no próximo dia 31 de Janeiro.
3.
Destaque para entrevista, publicada no Believer, com o talentoso ilustrador norte-americano Charles Burns.
4.
The Last Calligraphers é um documentário, que parece belissimamente nostálgico, sobre o jornal The Musalman, criado em 1927, e o único jornal da Asia ainda integralmente manuscrito.
5.
O delicioso video que se segue é a apresentação do Adobe Illustrator 88. Pergunta-se: o que mudou a partir dali? o que mudou de então para cá?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
ARQUIVO
-
▼
2008
(125)
-
▼
January
(14)
- 1.Segundo avançou a Rádio Renascença (e o Público ...
- PUBLICIDADE ENGANOSA EM QUATRO LIÇÕESLIÇÃO 1Se as ...
- CHARLES WILP (1932-2005)Nascido em Berlim em 1932 ...
- REACTOR ENTREVISTA PEDRO LUIZ PEREIRA DE SOUZAPedr...
- 1.O concurso HELVETICA NOW promovido pela LinoType...
- O REINO DAS COINCIDÊNCIAS OU A ANGÚSTIA DA INFLUÊN...
- OS ÓCULOS DE LE CORBUSIEROUA ANGÚSTIA DA INFLUÊNCI...
- O DESIGN PORTUGUÊS DIVULGADO PELO NEW YORK TIMESEm...
- PERMITIDO FUMAR!Pensemos no famoso "Papier Job" cr...
- O DESIGN EM “POSIÇÃO DE RISCO”.Em Maio de 1998, du...
- Se a contemporaneidade se parece caracterizar pela...
- 1.A misteriosa crítica do e-vai, Vera Chi Lo Sa fe...
- TEMPO DE TOMAR O RISCO1. Nuno Portas propunha, na ...
- OLÍMPIO FERREIRA (1967-2007)O ano termina com a no...
-
▼
January
(14)
PERFIL
- REACTOR
- REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com
No comments:
Post a Comment