Sunday, July 29, 2007
THE CULTURE OF DESIGN
Guy Julier
SAGE Publications, London, 2000
Paginação e Cover Design de Barker/Hilsdon
The Culture of Design é a obra mais relevante do historiador e teórico do design Guy Julier – autor da Thames & Hudson Encyclopedia of 20c. Design and Designers, publicada em 93 – procurando fazer o “estado da arte” relativamente às interpretações do design desenvolvidas na perspectiva dos “cultural studies”.
O ponto de partida da obra é o seguinte: “If the design profession is concerned with innovation, change and invention, then during its relatively short lifespan it hás consistently reinvented itself. This has happened in both haphazard and systematic ways: its ability to dodge-and-weave, wheel-and-deal in the face of economics ups and downs is matched, in some quarters, by an ambition to systemize its practice. In this context, it is difficult to generalize about its various pahses: tendencies in its organization and aims are often multi-layered. The exponential growth of design profession from 1980, alongside that of other creative industries, has produced a point of “critical mass” whereby it now takes prominent public and commercial role.” (Pág. 9)
Ao longo de nove capítulos, Julier analisa sucessivamente a “produção do design” (Cap. 1); os “discursos do design” (Cap. 2) e o seu “consumo” (Cap. 3); o “high design” (Cap. 4); a transição do “consumo de bens” para um consumo simbólico (Cap. 5) cujo enquadramento – remetendo-nos para uma sociedade do “branded leisure” – é feito nos capítulos seguintes.
As referências trabalhadas por Guy Julier são inúmeras – de Appadurai a Derrida; de Branzi a Alvin Toffler - mas o seu envolvimento nem sempre permite o aprofundar da análise, funcionando, algumas vezes, a citação como uma forma de pôr um termo à interpretação em vez de garantir o seu prolongamento e um melhor esclarecimento dos problemas.
THE CULTURE OF DESIGN revela-se uma obra ambiciosa mas desequilibrada, capaz de fornecer interessantes pistas para uma contextualização cultural do design contemporâneo mas, com frequência, incapaz de explorar essas pistas muito para além das ilações mais previsíveis.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
ARQUIVO
-
▼
2007
(177)
-
▼
July
(17)
- THE CULTURE OF DESIGNGuy JulierSAGE Publications, ...
- BLOG DO DIAA leitura do WORLD CHANGING confronta-n...
- A MASSA CRÍTICAAcabei de ler o ultimo Post que o M...
- O PAPEL CULTURAL DO DESIGNERAo olharmos para a his...
- DESIGN + HISTÓRIANão há teoria sem prática, do mes...
- IMAGEM DO DIA
- Tem por título MIMEU e é um arquivo online colabor...
- PODE A PALAVRA, NO CIBERESPAÇO, DEVIR MÚSICA?1. Fo...
- IMAGEM DO DIA
- ROBOTARIUM X de LEONEL MOURAO "Robotarium X" é um ...
- CADERNOS DE TIPOGRAFIAAcaba de ser lançado o númer...
- AU REVOIR SIMONENo passado mês de Janeiro David Ly...
- O Marginalia, um excelente blog abrangendo vários ...
- Será publicado em breve pela Labcom o meu livro C...
- DISCOVERING ELECTRONIC MUSICRealizado em 1983 por ...
- RICARDO SANTOS é formado em Design Visual pela Es...
- UTOPIA, ÉTICA E DESIGNJosé Mª Ribagorda Nos último...
-
▼
July
(17)
PERFIL
- REACTOR
- REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com
No comments:
Post a Comment