Tuesday, July 10, 2007

ROBOTARIUM X de LEONEL MOURA


O "Robotarium X" é um projecto de arte e ciência do artista plástico Leonel Moura, com implementação de robótica da IdMind e apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Trata-se de uma singular variação, na perspectiva da vida artificial, de um zoo, isto é, um espaço controlado onde determinadas espécies podem ser observadas pelo ser humano. Tendo pontos de contacto com projectos de artistas como Eduardo Kac, este trabalho de Leonel Moura coloca sob tensão as fronteiras, classicamente estabelecidas, que separam o campo biológico do campo tecnológico. A hibridez resulta aqui da afirmação de uma perspectiva antropológica que assume os diferentes robots como "sujeitos individuais" e o meio dentro do qual interagem como uma "sociedade".



Nas palavras de Leonel Moura: "O Robotarium X instalado no Jardim Central, Alverca (Vila Franca de Xira), é o primeiro do género no mundo.
Trata-se de uma estrutura em vidro e aço no interior da qual vive um conjunto de 45 robots, distintos na sua morfologia, comportamento e forma de conseguir energia.
A maioria é alimentada por pequenos painéis solares colocados na parte superior do corpo. Estão por isso activos durante o dia e em descanso à noite ou quando existe fraca intensidade de luz. A sua capacidade de interacção com o ambiente é limitada, afastando-se dos obstáculos ou, nalguns casos, procurando o lugar onde existe maior incidência luminosa.
Os robots de maior dimensão são fixos ao solo ou à parte superior da estrutura, recebendo aí a corrente eléctrica que necessitam para a sua acção. Embora estas espécies tenham uma mobilidade limitada têm no entanto uma maior e, acima de tudo, uma permanente capacidade de interacção com os visitantes do Robotarium. Quando detectam movimento no exterior realizam a sua 'performance', uns abrindo-se de forma vistosa, outros seguindo a deslocação dos visitantes ou ainda, no caso dos suspensos, descendo e subindo conforme o seu comportamento mais tímido ou agressivo.

A estrutura do Robotarium tem uma forma bastante peculiar baseada num dos chamados 'sólidos de Johnson' e que dá pelo bonito nome de 'Bilunabirotunda'. Foi construída em aço e vidro, sendo este à prova de vandalismo dada a curiosidade e vontade de posse que os robots possam suscitar.

O Robotarium constitui um novo tipo de obra de arte, em que a colaboração entre homem e máquinas produz uma situação criativa totalmente original.
Serve ainda de estímulo positivo para os mais jovens que através desta obra poderão ser motivados para o fascinante mundo da arte, da ciência e da tecnologia.
No fundo trata-se de uma espécie de 'zoo' onde a vida natural é substituida por formas de vida artificial dotadas de uma, ainda que muito diminuta inteligência e variedade comportamental.
Ao invés da tristeza que é o enclausuramento de animais, o Robotarium cria um espaço que satisfaz tanto os robots, que de outra forma não teriam existência real, quanto os visitantes pelo seu aspecto lúdico e de estímulo ao conhecimento."

A visitar, portanto.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com