Sunday, July 01, 2007




UTOPIA, ÉTICA E DESIGN
José Mª Ribagorda

Nos últimos tempos temos vindo a assistir ao ressurgimento de palavras que pareciam esquecidas neste universo do pensamento totalitário e da economia de mercado.
“Utopia” e “ética” eram ideias atiradas para o porão da história, sendo substituídas por palavras como “competitividade” ou “hedonismo” como expressões do progresso.
O design sempre conservou uma margem da sua actividade resguardada da vertente comercial que nos nossos dias se tornou praticamente absoluta. “Ecologia”, “terceiro mundo”, ou “solidariedade” tendiam a funcionar como signos de identidade rapidamente apropriados pela linguagem publicitária.
O nosso século começou com o ressurgir do discurso na sua forma mais comprometida: o manifesto.
Através de revistas como a Emigre, Adbusters ou Eye, congressos com o da ICOGRADA ou da EINA assistimos ao ressurgir da palavra como forma estética e expressão de pensamento. O design procura impor a sua actividade social e cultural face a uma realidade que cada vez mais o invoca como sistema de persuasão ou signo de valor adquirido. Hoje falamos de “ética”, de “globalização” e de “identidade”, o design não pode manter-se à margem de uma sociedade que substituiu, como motor mental, a “utopia” pela “competitividade” e que perante uma realidade a construir, preferiu construir uma imagem para se alienar.
O cidadão converteu-se num consumidor e nesta conversão o designer foi sendo conduzido a substituir a utopia pelo marketing e a estética pela moda.
Não podemos deixar de nos referir a acontecimentos vividos recentemente.
Com o 11 de Setembro assistimos a um sinistro espectáculo, no qual o símbolo do mercado era destruído por um pensamento religioso herdeiro do fanatismo medieval.
Giovanni Sartorivem chamando a atenção para a necessidade de se reivindicar o pensamento racional da cultura impressa que, nos dias de hoje, vai sendo ameaçada quer por uma cultura audiovisual do espectáculo quer, também, pelos resquícios de uma velha cultura mágica pré-imprensa.
Como dissemos na nossa apresentação, o objectivo principal de Tipógrafos.com é o de contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura digital. Esta é a nossa utopia e por ela nos batemos. A partir de onde, sabemo-lo: a partir da cultura tipográfica. È este o espaço a partir do qual esperamos nos relacionar convosco.

Madrid, 10/01/2002

1 comment:

Vitor Marques said...

Passei por acaso e gostei. Blog a revisitar regularmente.

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REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com