Tuesday, February 12, 2008




1.



"Se o design é por natureza uma disciplina que procura resolver problemas, o que acontece quando são os próprios designers e outros profissionais criativos a colocar questões sobre o presente, e o futuro, das nossas sociedades?"

A interrogação pode parecer retórica mas serve de mote para o Inspired Lisbon a decorrer entre 13 e 17 no Palácio Valadares, ao Chiado. Do programa, destaque a reinterpretação de peças do MUDE por alguns designers portugueses e para a videoconferência de Alex Steffen da WorldChanging.

2.


Chama-se Parq é uma nova revista de distribuição gratuita sobre tendências urbanas. O aspecto "trendy" da revista fica-lhe, por isso, muito bem. Parabéns ao Valdemar Lamego pelo importante contributo em mais este projecto.


3.


O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, uma unidade de investigação recentemente criada no Instituto Politécnico de Leiria, vai organizar ao longo do ano de 2008, um conjunto de seminários sobre “Design Sustentável” onde se discutirão aspectos relacionados com princípios de design e projecto, materiais e processos para a sustentabilidade. O primeiro seminário decorrerá no próximo dia 13 de Fevereiro contando com a presença do influente George Jeronimidis.


4.


Nos dias 14 e 15 de Fevereiro a Universidade Católica de viseu abre portas ao Open House/Festa da Arquitectura 2008 iniciativa promovida pelo departamento de arquitectura da Universidade Católica de Viseu

Destaque para a (prometedora) conferência de Daniel Carrapa intitulada “Crítico de arquitectura instântaneo”.


5.


Decorre hoje, na Restart a Conferencia "Música-O Futuro Agora" que irá contar com as presenças de Paula Homem _ Valentim de Carvalho (A&R); Pedro Trigueiro _ Universal Portugal (promoção) ; Rui Miguel Abreu _ Loop Records (A&R / jornalista); Vasco Lima _ LAD Publishing&Records (produtor); Fernando Ribeiro _ Moonspell (músico) e John Gonçalves _ the Gift (músico).


6.


São já conhecidos os vencedores do Greener Gadgets Design Competition iniciativa promovida pelo Core 77 visando o desenvolvimento de produtos DIY com preocupações sustentáveis.


7.

Termina no próximo dia 15 o prazo para envio de propostas de comunicação para o Colóquio COM O AMBIENTE NA CONSCIÊNCIA organizado pela APF e a SEA. Serão aceites papers e apresentações em áreas como arquitectura, design, artes plásticas, engenharias, eco-turismo, entre outros, embora as comunicações devam ser dirigidas a um público universitário. O evento terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

8.


Domingo passado o TóColante fez três anos. Não há outro blog igual, nem nenhuma outra instituição que, de uma forma tão democrática, nos tenha dado a conhecer aquela fascinante produção gráfica do período do PREC e dos anos que se lhe seguiram. Parabéns, portanto!

9.


Chama-se Le design au pouvoir e é o título da exposição do designer francês Pierre Paulin, desde dia 2 e até dia 27 de Julho na Galerie des Gobelins em Paris, oportunidade para ver obras que celebram uma década (a de 80) em que, bem ou mal, o design "ganhou poder" e as transformações que, de então para cá, se foram dando.

1 comment:

Papo-seco said...

Os meus sinceros agradecimentos

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com