Tuesday, February 19, 2008




1.


Ao longo da semana passada, Stefan Sagmeister foi o guest blogger do The Moment novo blog do NYTimes. O primeiro “post” deu-nos conta da sua experiência de leitor/escritor de blogues – “I have always avoided blogs, partly because writing is difficult for me (that’s why I became a designer) and partly because they seem to bring out a mean streak in many of us” – e os três seguintes são breves notas, de tom biográfico, que revelam atentos retratos do quotideano. O último post, intitulado “Defragmentation of Machine and Man”, é um elogio, também na primeira pessoa, da desfragmentação: das máquinas como das pessoas.

2.



É um novo e excelente site sobre a evolução histórica da comunicação gráfica. Podia chamar-se “A história da comunicação visual: Das cavernas aos computadores” ou ainda “The History of Graphic Design de Meggs adaptada à internet”. Muito recomendável.


3.



O Correios Norte-Americanos acabam de lançar uma série de 16 selos celebrando a obra do casal Eames. Os selos foram desenhados por Derry Noyes, designer dos USPS, numa evocação de obras dos Eames como a Eames House, a Lounge Chair, a La Chaise e muitas outras.

4.



Inaugura no próximo dia 21, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, nos Açores, a exposição de Nuno Coelho UMA TERRA SEM GENTE PARA GENTE SEM TERRA. A exposição "Uma Terra Sem Gente, Para Gente Sem Terra" é composta por diversos posters de grande formato, com desenhos de contorno a preto-e-branco, que convidam os visitantes a preencher de cor usando os diversos lápis dispostos para o efeito. Uma vez mais, Nuno Coelho explora no seu trabalho conceitos como o vernáculo e a interactividade do público com diversos materiais impressos. Os posters mostram diversos mapas e gráficos, assim como desenhos realizados a partir de fotografias recolhidas na sua viagem de um mês à Palestina em 2006 onde teve um contacto íntimo com a complexa situação da região.

5.



O concurso chamou-se What if New York City… | Post-Disaster Housing Design Competition e pedia aos designers que concebessem soluções para uma cidade de Nova York devastada. Entre os vencedores destaque para o projecto Registrant da autoria de João Sequeira, Ana Figueiredo, Marta Moreira e Pedro Ferreira.

6.



Parece uma cena de um filme do Wes Anderson mas é uma imagem da Loja Qubus, uma loja de objectos de design situada em Praga na República checa. A loja tem objectos criados pelo Qubus Studio empresa de design criada em Praga em 2002 e uma disposição que, apesar de “original” e “contemporânea”, nos transporta para o espaço (cada vez menos real e mais imaginário) do comércio tradicional.


7.



A famosa Egg Chair desenhada pelo arquitecto dinamarquês Arne Jacobsen em 1958 e produzida por Fritz Hansen vai lançar, durante o corrente ano, 999 edições limitadas da cadeira como forma de comemorar (e rentabilizar ainda mais) os seus cinquenta anos. Um "ovo de ouro", portanto!

8.



Os melhores do ano passado (que ainda é cedo para balanços do presente) em 60 categorias (podiam ser trinta podiam ser cem, é um número caramba!) segundo a Wallpaper já foram divulgados. Tudo sobre os Wallpaper design Awards 2008 aqui.


9.



A ARTE CAPITAL publicou uma longa entrevista conduzida por sandra Jurgens com o historiador e crítico de arte João Pinharanda actualmente Director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Elvas. Uma boa entrevista sobre um percurso crítico, exigente e coerente, já com mais de vinte anos.

10.

Numa altura em que se debate o futuro do Mercado do Bolhão, recordo “Mercado do Bolhão” o filme de Renata Sancho, visão directa sobre um espaço agora sob ameaça.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com