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FIRST THINGS FIRST THINGS FIRST THINGS FIRST THINGS FIRST
Ironia do destino: havia lido o interessante texto publicado por Joan Costa no Foroalfa , onde os princípios do First Things First eram retomados, quando recebi o novo catálogo da empresa alemã Spectral.
Surpresa: a Spectral apropriou-se do manifesto First Things First e tomou-o como slogan para o seu catálogo de 2008. A apropriação não podia ser, simultaneamente, mais perversa e mais simbólica: perversa na medida em que o ícone (já nos referimos a esta iconisação num outro post) do design socialmente responsável e da catalisação anti-consumo se torna num slogan pro-consumo; simbólica porque deixa claro o funcionamento do mercado e a sua capacidade para assimilar e neutralizar – no fundo a capacidade de tornar mercadoria – quaisquer referências, mesmo aquelas que o procuravam desmantelar.
O mercado primeiro estranha, depois entranha, parecendo capaz de tornar qualquer objecto de vanguarda, mais tarde ou mais cedo, numa mercadoria de retaguarda; qualquer posicionamento crítico, mais tarde ou mais cedo, numa acção legitimadora.
Nota: A partir de agora, "First Things First" é marca registada da Spectral.
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