Sunday, May 04, 2008
O Design feito para os olhos constitui, actualmente, o meio fundamental de comunicação social. O seu desígnio mais nobre é o de trabalhar para melhorar o nosso ambiente visual, tornar o mundo inteligível e aumentar a qualidade de vida; acrescentar informação e melhorar as coisas; difundir as causas cívicas e de interesse colectivo e a cultura. A sua especificidade como disciplina é a de transmitir “sensações, emoções, informações e conhecimento”.
Contudo, o design pode contribuir também para o oposto: seduzir em prol das ideologias e dos fundamentalismos; fomentar o consumismo selvagem e alienante; gerar ruído e contaminar o espaço urbano; ser cúmplice do desprezo pelas identidades culturais e pela liberdade individual e colectiva.
É esta ambivalência que torna o design uma ferramenta privilegiada de comunicação (para o bem e para o mal), que torna o seu exercício tão pleno de implicações: económicas, políticas, técnicas, culturais, sociais e éticas. (…)
Desta forma, a disjunção e distinção crítica – ética? – está nos extremos: entre o design como comunicação (fornecer-nos a informação necessária em qualquer âmbito da nossa vida social) e o design como persuasão (que pretende convencer, seduzir-nos a comprar aquela coisa ou a votar naquela pessoa).
JOAN COSTA, Privilegio y Compromiso del diseño gráfico, IN Foroalfa, 10.03.2008
Traduzido e Adaptado por José Bártolo
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
ARQUIVO
-
▼
2008
(125)
-
▼
May
(15)
- SOMETIMES I WONDERpor John GetzVai fazer trinta an...
- A conhecida questão colocada por Italo Calvino – P...
- Dino SantosO jornal A Bola sai amanhã para as banc...
- A HEMEROTECA DIGITALA Hemeroteca Municipal de Lisb...
- O QUE PODEM AS IDEIAS?REFLEXÕES SOBRE OS PERSONAL ...
- REACTOR ENTREVISTA LUÍS CARMELO Luís Carmelo é dou...
- “Tudo começa na inutilidade dos fragmentos/descrit...
- AREA_2Há 5 anos a Phaidon convidou 10 curadores de...
- A Exposição VINIL - GRAVAÇÕES E CAPAS DE DISCOS DE...
- RUMO À MEDIAÇÃO 3.0Bruce Sterling lançou há algum ...
- POLITICS NEEDS YOU!Jennie Winhall, terminava o seu...
- SOMETIMES I WONDERpor John GetzEntre 1987 e 1990 f...
- "Quando a 28 de Fevereiro de 2003 teve início a pr...
- O Design feito para os olhos constitui, actualment...
- Em Towards a Complex Simplicity artigo publicado ...
-
▼
May
(15)
PERFIL
- REACTOR
- REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com
No comments:
Post a Comment