Monday, May 05, 2008



"Quando a 28 de Fevereiro de 2003 teve início a primeira conferência do ciclo Personal Views , não existia uma verdadeira referência ou modelo de conferência sobre design gráfico em Portugal. Os eventos anteriores resumiam-se a algumas iniciativas avulsas organizadas pelo Centro Português de Design ou decorrentes dos esforços das Escolas – sobretudo as privadas como o IADE e a ESAD – Superiores de Design. É certo que, em 2003, já haviam decorrido duas edições da Experimentadesign mostrando que em Portugal, ou pelo menos em Lisboa, existia público interessado em ver e pensar o design contemporâneo, constatação que, de resto, serviu de encorajamento tardio para em Março de 2003 o CPD organizar um importante congresso internacional o USER(R). "

Assim começa um artigo que, embora desenvolvido como um texto de enquadramento dos Personal Views, procura reflectir sobre a prática projectual, curatorial e teórica de um certo design gráfico contemporâneo.

O artigo acaba de ser publicado na Arte Capital acompanhado de uma longa entrevista com o organizador dos Personal Views o designer Andrew Howard.

O Pedro Amado já comentou (e bem) o artigo e entrevista. Espero que a discussão continue, quer por lá, quer por cá.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com