Saturday, May 24, 2008





Dino Santos



O jornal A Bola sai amanhã para as bancas com uma nova imagem gráfica. Os tipos de letra para esta renovação gráfica do jornal foram desenhados por Dino Santos que na edição de hoje os apresenta: "Sugeri a utilização do tipo de letra Prelo que, pelo seu carácter mais neutro e compacto forneceria maior impacto à renovação gráfica do jornal A Bola (...)".

Jonathan Ive



Claire Beale, do The Independent, esteve no estúdio de Jonathan Ive em Cupertino na Califórnia e fez-lhe uma pequena entrevista , ocasião rara já que, como é sabido, o designer da Apple é avesso a dar entrevistas.

World Industrial Design Day



Dia 29 de Junho celebra-se o primeiro dia mundial do design industrial, anunciado há cerca de um ano por ocasião do 50 aniversário da ICSID, o dia será marcado por uma série de eventos que terão lugar em diversos países. Por último, diga-se, a título de curiosidade, que o logo do evento faz mesmo lembrar a Casa da Música.


O.H.W. Hadank



Não sendo um historiador, Steven Heller vai fazendo um bom trabalho de historiografia do design gráfico como se comprova, uma vez mais, no interessante artigo sobre o, pouco conhecido, designer gráfico e tipógrafo alemão Otto Hadank (1889-1965) por quem Paul Rand teria uma profunda admiração.


Scott Hansen e Obama



A campanha eleitoral norte-americana tem suscitado inúmeras discussões sobre o papel político desempenhado pelos designers gráficos na actualidade. A mais recente discussão está a acontecer no Metafilter e foi suscitada pelo cartaz de apoio a Obama feito por Scott Hansen.

Scott Hansen e Lisboa



Scott Hansen esteve, como é sabido, em Lisboa a participar no OFFF e fez uma série de magníficas fotografias da cidade que agora se publicam aqui.

O que motiva um recém licenciado em Design?



Já me questionei e já questionei os meus alunos diversas vezes sobre o que os motiva, certo de que a resposta à pergunta seguramente fornece indicações preciosas para uma reflexão sobre o modo como o design é actualmente pensado e praticado. Sarah Temple reuniu 15 designers recém licenciados e procura responder à questão na Creative Review.


Reedições



Vários clássicos da música indie dos anos 80 estão a ser reeditados. Dos La’s aos The House of Love há muito boa música para conhecer ou recordar. Espero para breve a reedição de um dos meus preferidos, os A.R.Kane.



Agenda




Maio é tradicionalmente um mês que nos oferece uma agenda cultural intensa e a semana que aí vem é bastante cheia. Já hoje há o fabuloso Pick-Up on South Street na Cinemateca. Nos próximos dias vale a pena estarmos atentos ao Alkantara, estou particularmente curioso em ver a Cláudia Dias, e aos Artistas Unidos a levarem à cena Ibsen e Fosse. Há as Feiras do Livro e Lygia Pape na Galeria Graça Brandão. A próxima sexta-feira termina na Casa da Música em mais uma noite de Clubbing com os Young Marble Giants e os Vampire Weekend, antes deles, ao longo da semana, haverá Cocorosie, Cat Power e Animal Collective. Parece-me bem.

3 comments:

Menina Limão said...

Vou às CocoRosie (Coimbra), aos Animal Collective, pensava que ia à Cat Power até ter ficado a saber que os bilhetes se esgotaram, à Scout Niblett (Aveiro) e aos Vampire Weekend e Young Marble Giants. Não fosse a Cat Power, teria uma semana inteirinha de concertos. Uma semana histórica!

REACTOR said...

Tinha-me escapado a Scout Niblett que é muito recomendável. Só vi uma vez a Cat Power e correu mal (embora com ela mesmo quando falha há sempre qualquer coisa de especial).

Encontramo-nos nos YMG :)

Menina Limão said...

O senhor não vai ver a Scout Niblett? Tau-tau. Não é recomendável. É obrigatória.

Nunca vi a Cat Power. Hesitei pelas razões óbvias, mas depois pensei "que se lixe". Tarde demais.

Ok, vemo-nos em YMG, então. :)

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com